Com que frequência você recebe um “não” claro e transparente num processo de vendas?
Quando o cliente potencial atende sua ligação ou recebe sua oferta, muitas vezes ele dirá coisas como ” mais tarde” ou ” me mande mais informações” ou ” pode deixar que eu ligo para você” . Pode ser até que ele esteja sendo sincero,mas acontece muito de respostas como essas serem versões de “não tenho interesse”, só que a pessoa é educada demais para dizer não na sua cara ou tem vergonha de fazer isso. Pode ser difícil ser sincero, e isso não tem nada a ver com o grau de experiência das pessoas ou porte da empresa, em caso de vendas B2B.
E o ” só estou sendo educado” ou “não quero magoar ninguém” podem ser também desculpas para não ser sincero. Se você for educado, diga a verdade com cortesia, em vez de omiti-la.
As pessoas geralmente querem a aprovação dos outros e odeiam ser rejeitadas. Por isso também não gostam de rejeitar os outros. No entanto, confundimos rejeição com atitude sincera, dizendo claramente que não daria certo.
A verdade pode levar ao fracasso e à rejeição e ainda pode jogar um balde de água fria na empolgação do vendedor. Se você já teve uma paixão platônica por alguém, mas não teve coragem de ir atrás e buscar saber se o sentimento mútuo, sabem bem o que estou dizendo. É mais fácil sonhar do que fazer e muitas vezes pode ser mais fácil agarrar-se à esperança do que vê-la morrer diante da realidade de um não.
É muito difícil manter uma lista 100% honesta e precisa de oportunidades, porque as pessoas podem não responder as suas perguntas, elas podem ter medo ou podem não querer ser sinceras ou francas.Para quem trabalha com vendas e tem uma longa lista de oportunidades , pode ser empolgante! Você pensa : É isso ai! Tem muita coisa acontecendo…quanto potencial!!! Você se anima, sente que está fazendo progresso, o que, por sua vez, aumenta sua confiança e pode ajudá-lo a fechar vendas,mas certamente as projeções sempre serão equivocadas se você insistir em tentar manter uma lista irreal de oportunidades e não focar na verdade.
O trabalho com sua equipe, e a lista de oportunidades deles, é encontrar a verdade, identificar as razões para a realidade e avançar no processo de vendas ou sair dele. Se o potencial cliente não tiver interesse em seu produto ou serviço, descubra as razões para isso. Crie um ambiente e uma relação com seus potenciais clientes que faça com que os dois tenham mais transparência no processo da venda,para não precisar mais adivinhar o por que de um negócio dar certo ou não.