Harry, trabalha numa grande empresa , é um profissional muito esforçado e dedicado, nunca perdeu um dia de trabalho e está sempre disposto a ajudar seus clientes, mas ele não consegue aumentar seus resultados.
Ele é consultor de vendas e tem um papel fundamental não só na gestão de relacionamentos com os clientes, como também na compreensão, criação, comunicação e entrega de valores com eles, para poder aumentar o desempenho de vendas da sua empresa.
Todos nós vivenciamos momentos de grande aflição ao longo da vida. E, às vezes, eles não são tão efêmeros quanto gostaríamos. Ele está com dificuldades para controlar a ansiedade ultimamente.
Quando ele conversa com um cliente ele não para de falar um segundo, atropelando uma palavra na outra,ele praticamente não deixa o cliente falar. E ainda não é nem um pouco paciente com as perguntas e dúvidas que recebe dos seus clientes no seu do dia a dia.
Eu sei bem como é difícil parar a mente ficar quieta e ficar em silêncio quando a gente está lutando para bater a meta de vendas do mês, os negócios não vão bem e aquele tão sonhado cliente perfeito, não aparece.
De cara talvez a gente não consiga notar essa característica de ansiedade no Harry , mas é só olhar com um pouquinho mais de atenção pra ver que ela está lá, sim. Harry fica angustiado quando a reunião semanal de vendas se aproxima, perde a paciência rapidinho e muitas vezes se atrapalha todo nas negociações porque deixa o nervosismo tomar conta de si. Já passou por isso também?
Trabalhar com vendas implica em saber lidar com pequenas coisas que acontecem no dia a dia, mas se não forem resolvidas adequadamente na na sua cabeça , pode levar qualquer profissional a fracassar na carreira.
Assim, para Harry ser bem-sucedido,ele precisa desenvolver competências que lhes consigam dar uma vantagem competitiva. A inteligência emocional, permite que ele molde o seu comportamento e pense de forma a melhorar o seu desempenho de vendas.
Para os profissionais como ele, que sofrem com sintomas de ansiedade é importante adotar formas para controlar a ansiedade no trabalho. Afinal, ninguém gosta de deixar sensações negativas interferir nos seus resultados.
Felizmente, existem muitas maneiras de controlar esse sentimento tão desagradável.Veja 07 estratégias que Harry adotou para controlar a ansiedade e o nervosismo no seu dia dia e ter uma vida melhor:
1.Respirar fundo e calmamente
Harry começou separar alguns minutos do dia para respirar calmamente. Antes de começar o expediente de trabalho, ele se isola na sala de reunião e respira lentamente por alguns minutos. Ele conta que quando inspira o ar e expira vagarosamente, o cérebro dele compreende que pode e deve relaxar. O efeito de relaxamento é quase imediato.
2. Meditar
A meditação é uma prática importante para acalmar a mente e o corpo. Das primeiras vezes que ele tentou meditar, foi muito complicado. Mas Harry, tem amigos que praticam a meditação e ele sabia que a meditação iria ajudá-lo a controlar a ansiedade e por isso não desistiu.
Depois de duas semanas meditando, aos poucos ele se acostumou a silenciar a mente. Ao dedicar apenas quinze minutos para meditar por dia, ele logo aprendeu a concentrar-se somente nos sons, em seu corpo e na sua respiração.
Além de ter o poder de trazer mais tranquilidade para a rotina diária, a meditação ajuda a melhorar a inteligência emocional. Com a mente calma, Harry consegue enxergar as situações com mais clareza e não se deixa abalar por confrontos ou pré-julgamentos.
3. Praticar atividade física
A tia de Harry é médica e ela recomendou a ele fazer exercícios todos os dias e, durante os exercícios, ter pensamentos relacionados à própria atividade física ou outros pensamentos positivos.Ele atualmente tem a prática regular de atividade física na sua rotina como correr, fazer musculação e jogar futebol para lidar com a ansiedade.
Praticar uma atividade é uma ótima forma de se distrair dos problemas que causam ansiedade, viver o tempo presente e manter a mente focada num objetivo.
4. Dormir bem
A qualidade do nosso sono reflete em nosso humor e disposição. Dormir bem é importante para a saúde como um todo, por isso, Harry criou um ritual noturno para se afastar do desgaste emocional e físico da sua rotina de vendedor. Ele usa aromaterapia ( óleos essenciais) todas as noites em casa, e gosta de fazer uma leitura leve ou ouvir um áudio relaxante antes de dormir.
5. Identificar as causas da ansiedade
Geralmente, a ansiedade não surge sem motivo e, por isso, Harry passou a ter reuniões semanais com o seu gestor para identificar as causas que estão na sua origem ou o que gera ansiedade no trabalho para poder ajudá-lo a manter ele longe disso e recuperar seus resultados em vendas.
6. Organizar seu dia
Organizar os seus compromissos de forma que seja de fácil entendimento é fundamental. Pode ser em uma agenda, em uma lista, em um aplicativo do celular ou em um mural. Assim, você reduz a imprevisibilidade e acumula autoconfiança para seguir com o dia.
Harry é “old school”, se organiza a moda antiga e utiliza um agenda de papel para anotar seus compromissos junto com o alarme do celular para não perder nenhum prazo.
7. Ter um hobbie
Ocupar a mente com uma atividade divertida é relaxante. Se você desconhece a sua paixão, esta dica é ainda melhor, pois você pode se aventurar em diversos hobbies até encontrá-la!
Harry gosta de tocar violão para relaxar e combater o stress.
Sem as ferramentas apropriadas para lidar com a ansiedade, aprendemos a conviver com a angústia por tempo indeterminado. Acabamos nos preocupando exageradamente e, no fim das contas, nossos maiores medos passam longe da realidade.
Cada pessoa desenvolve afinidade com uma ou outra estratégia para controlar a ansiedade. Aplicando essas técnicas no dia a dia, é possível minimizá-la e, de bônus, cuidar da sua saúde mental como um todo. Encontre a sua forma de controlar a sua ansiedade para que ela não interfira nos seus resultados.