Se envolver com algo não é a mesma coisa que comprometer-se com o algo.
Sem perceber, podemos estar só envolvidos, sem fazer nenhuma avaliação das nossas atitudes, sem questionarmos os resultados e sem agir para sermos o que queremos ser. Às vezes estamos insatisfeitos com os resultados que obtemos em nossa vida, sem parar para avaliar como estamos nos colocando diante das atividades do dia-dia.
Saber diferenciar, na prática o que é estar envolvido e o que é estar comprometido, aparentemente é simples, afinal enquanto o primeiro enrola, o segundo realmente trabalha. Mas infelizmente não é tão simples assim, reconhecer as diferenças de ambos, no trabalho por exemplo, é muito difícil e às vezes só percebemos essa diferença quando se é tarde demais.
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz”.
Ayrton Senna.
As pessoas comprometidas são determinadas, ousadas e muito corajosas. Elas não têm meio termo, ou elas são ou não são, ou servem ou não servem, ou querem fazer algo ou não querem.
Os comprometidos agem, erram, reconhecem que erraram, tentam novamente. Elas ajudam os outros, estão sempre buscando o melhor. Elas abraçam a mudança para que possam ser melhores sempre, focam no resultado.
Já uma pessoa apenas “envolvida” ela leva a vida ao estilo “ deixa a vida me levar ” ou “está ruim, mas está bom”. Elas estão sempre em cima do muro, contam as horas trabalhadas e fazem as coisas de qualquer maneira. Elas não tem capricho, não se interessam verdadeiramente pelos outros e reclamam de novas diretrizes.
Para realizar sonhos é preciso estar comprometido, dedicado, envolvido 100%.
Se você estiver somente interessado (a) em atingir seus sonhos e metas você fará o que convém, o simples e o fácil. Se você está interessado continuará se colocando no lugar de vítima, acreditando nas suas histórias e desculpas para não fazer o que é necessário para alcançar o que você sonha. Você continuará colocando a culpa em toda a “realidade” e circunstâncias à sua volta e focará nisso por toda a sua vida.
Mas se você estiver comprometido (a) com suas metas e sonhos, você começará hoje a abandonar todas as suas histórias e desculpas do porquê você não pode e contará todas as razões pelas quais você pode. Você fará o que for necessário para conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos. Você acreditará na sua força e capacidade e buscará mais conhecimento, mais técnica, mais treinamentos. Você será imbatível!Será imparável!
Não existe comprometimento sem sacrifício pessoal, sem esforço, já no envolvimento é outra história.
Quando estamos comprometidos, assumimos o compromisso conosco para mudar ou alcançar o que consideramos que se faz necessário ou por querermos ir além do básico. Damos o melhor de nós para nós mesmos. Derrubamos barreiras, desafiamos com bom senso os nossos limites, nos comprometemos com a mudança, e a diferença aparecerá na motivação que teremos a cada dia para cumprir essa promessa.
Portanto, sejamos mais comprometidos e menos envolvidos em nossos trabalhos, relacionamentos e amizades, o comprometimento exige esforço, eu bem sei, mas o bem que dele se extrai compensa qualquer simples envolvimento, mesmo que só seja percebido a longo prazo, é certo, bem certo, que será percebido, disso não tenho dúvida.