Fala pessoal,
A prospecção é a atividade mais desafiadora da minha rotina, diariamente preciso buscar novos clientes para os meus negócios por isso sigo algumas etapas importantes para facilitar este processo e me ajudar a economizar tempo , energia e ter ótimos resultados em vendas.
Você também precisa prospectar para conquistar novos clientes?
Veja um passo a passo simples de como prospectar novos clientes e aumentar as suas vendas:
1. Faça uma lista com seus potenciais clientes
A prospecção de novos negócios começa com a elaboração de uma lista de clientes em potencial. Coloque no papel ou num bloco de notas do seu celular o nome de empresas e pessoas para oferecer o seu produto ou serviço.
2. Pesquise sobre seus prospects
Depois de montar a sua lista de clientes potenciais, é hora de pesquisar cada um deles. A intenção aqui é conhecer o lead e entender o contexto em que o seu produto pode ajudá-lo.
3. Faça o primeiro contato
Depois de fazer a lista, pesquisar sobre os clientes potenciais, é hora de “ meter a mão na massa” ou seja fazer o primeiro contato com eles. Geralmente, o primeiro contato pode ser feito por e-mail,redes sociais ou telefone.
4.Qualifique os leads
Após entrar em contato com cada lead , você pode qualificar aqueles com maior potencial de se tornarem clientes. Ou seja, é identificar as oportunidades de negócio que melhor se adequa a suas metas e objetivos e principalmente as suas soluções.
5. Faça follow-up
Apenas o primeiro contato talvez não seja suficiente para que o cliente em potencial decida seguir em frente com o processo de venda e fechar negócio com você. Por isso, é importante que você faça quantos contatos forem necessários para fechar a venda. O processo de follow-up é o que decide o fechamento da venda.
6. Marque uma reunião
A atividade mais valiosa no processo de vendas é marcar uma reunião, seja ela reunião inicial, reunião de apresentação ou reunião de fechamento.
Agora, pegue o seu telefone, mande e mails , envie mensagens do WhatsApp, pesquise no LinkedIn ou outras redes sociais, peça referências, faça networking e comece a prospectar. Não deixe nada nem ninguém para você.
Pontos de contatos : antes,durante e depois da venda.
Ao identificar pontos de contato online e offline ao longo da jornada de compra do cliente, podemos personalizar a experiência do cliente.