Você já parou para pensar na visão que o mercado tem sobre você e sobre o seu trabalho?
O mercado atual apresenta um cenário assustadoramente competitivo, em que um elemento mínimo pode ser aquilo que separa você do resultado que tanto deseja no seu negócio ou do emprego dos seus sonhos.
Por esse motivo, se você que quer ter sucesso na sua carreira você não pode se descuidar de qualquer ponto relacionado a sua marca pessoal. A sua marca pessoal é o grande diferencial em relação a todos os outros profissionais do seu mercado.
O marketing pessoal é um conjunto de estratégias que pode agregar valor à sua imagem profissional, rendendo bons frutos no ambiente profissional. Quando as ações são bem planejadas e constantes, fazem você ser visto e fazem principalmente seu trabalho ser reconhecido e valorizado pelo público,pelas empresas e seus líderes.
Mas fique atento, o Marketing pessoal não se resume apenas a preocupar-se com a aparência, principalmente com três fatores fundamentais:
1. a sua postura
2. seus comportamentos
3. seu networking
Cada um desses pilares é fundamental para gerar uma percepção positiva no público, revertendo em benefícios para você e a sua carreira.
Existem muitas razões pelas quais você deve trabalhar o seu marketing pessoal. Veja abaixo algumas das principais.
1. Promover o seu trabalho
As ações de marketing pessoal fazem com que os seus potenciais clientes se voltem para o seu trabalho. Com isso novas oportunidades de negócio podem surgir de maneira natural.
2. Construir autoridade
Mostrar-se como um especialista na sua área de atuação profissional facilita um monte de objetivos, como estimular as suas vendas, educar o seu mercado e fidelizar seus clientes.
A construção de autoridade te ajuda a fortalecer relacionamentos e aumentar os índices de confiança do público com a sua marca pessoal.
3. Impulsionar a sua carreira
O marketing pessoal é muito importante também para acelerar o desenvolvimento profissional.
4. Encurtar o ciclo de vendas
Quando o público confia na sua marca pessoal, a tomada de decisão de compra se torna um processo muito mais simples. Com isso, as etapas que compõem as etapas do seu funil de vendas poderão ser reduzidas, acelerando a jornada de compra do seu cliente.
5. Aumentar a cartela de clientes
Quando você se torna conhecido e é percebido como alguém confiável aos olhos do mercado, a tendência é que mais pessoas o procurem em busca da soluções que você entrega ao público.
É importante dizer ainda que o marketing pessoal é importante para profissionais de todas as áreas, nas mais variadas fases de suas carreiras. Todos os profissionais da atualidade precisam cuidar da sua marca pessoal no ambiente profissional, seja você um empreendedor, engenheiro, advogado, professor, publicitário ou médico.
Então, como vai o seu marketing pessoal ?