Não há como evitar a dor, sobretudo no caso de quem persegue metas ambiciosas. Acredite ou não, você pode se considerar sortudo por experimentar tal dor se abordá-la da maneira certa, ela é um sinal de que você precisa encontrar soluções para que possa progredir.Ao desenvolvermos uma reflexão em relação a dor psíquica e meditarmos a respeito dela em vez de evitá-la, teremos como resposta rápida uma aprendizagem ou evolução. Depois de ver como é mais eficaz enfrentar as realidades dolorosas causadas por problemas, erros e fraquezas, creio que você não vá querer agir de outra maneira. É apenas uma questão de hábito.
A maioria das pessoas tem dificuldade de refletir quando está sentindo dor e desvia a atenção para outras coisas quando a dor passa. O aprendizado intríseco ao processo se perde.Se for capaz de refletir no momento exato da dor,ótimo. Mas, mesmo que só consiga fazê-lo depois, o resultado também será valioso.
Os desafios vão testá-los e fortalecê-lo. Não fracassar em dado momento significa que você não está forçando seus limites, portanto, não está maximizando seu potencial. É claro que esse processo, que pode produzir benefícios a partir tanto dos fracassos quanto dos sucessos, não é para todos.
Se você escolher seguir em frente neste processo de evolução pessoal quase sempre doloroso, você naturalmente ascenderá a níveis cada vez mais altos.
Ao ultrapassar o nevoeiro que o cerca, você se dará conta de que, vendo de perto, as nuvens são menores do que aparentam ser e e que a maioria das coisas na vida é apenas “mais uma daquelas”. Quanto mais alto subir, mais eficiente se tornará em lidar com a realidade para formatar resultados na direção das suas metas. O que antes parecia impossivelmente complexo se torna simples.