Tudo mudou. A profissão de vendas está vivendo a tempestade perfeita. O cliente tem mais poder, mais ferramentas, mais informações e mais controle sobre o processo de vendas do que em qualquer outra época. A tecnologia está acelerando mudanças disruptivas em ritmo cada vez mais rápido, gerando medo e insegurança que mantém os clientes apegados a situação atual. E ainda a tecnologia também serve ao propósito de reduzir as barreiras de entrada, disparando, assim, uma corrida desenfreada de concorrentes nos mercados.
Para o cliente final tudo parece o mesmo. Porém, os vendedores e seus líderes estão se defrontando cara a cara com uma verdade nua e crua, o que antes era vantagem competitiva aos vendedores, controlar o processo de vendas, comandar o conhecimento do produto e usar argumentos mais convincentes, já não são mais garantia de sucesso.
Os clientes perderam toda a paciência com o monte de dados e discursos enlatados sobre vantagens e benefícios dos produtos e serviços. Eles esperam mais da sua interação com os vendedores. O público hoje em dia quer extrair das conversas de vendas mais valor do que meros papos de vendedor. O cliente busca relacionamento.
Se o pessoal de vendas não está dominando competências interpessoais. Não compreendem como engajar os compradores no nível das relações humanas,não admira que um número tão alto de vendedores está enfrentando dificuldades, muitos líderes de vendas estejam frustrados e mais estressados do que nunca, e que os clientes estejam famintos de conexões humanas autênticas.
Nesse novo paradigma, nessa era de transparência, em que a informação é onipresente e em que a atenção do cliente final é breve e dispersa, os profissionais de vendas precisam explorar uma nova psicologia de vendas para engajar os clientes potenciais, criar verdadeiro diferencial competitivo, influenciar e formatar as decisões de compras através do relacionamento.
É preciso ter consciência de que para ser bem sucedido nas vendas, a experiência emocional de comprar do cliente é muito mais importante que produtos, preços, atributos e soluções. Hoje para vender, o vendedor precisa ser valioso, e precisa conquistar o direito por meio de relações humanas, de ensinar, oferecer insights e desafiar.
Não importa o que ou como você vende, se é venda direta, ecommerce ou redes sociais. O jogo mudou e a habilidade número um hoje para você vender mais é relacionamento.