Em nosso mundo louco e corrido, em que todo mundo se encontra em um estado de estresse quase constante, em que na maioria das interações de prospecção, você tem meros segundos para conseguir a atenção de seu cliente potencial. Nesses poucos e preciosos momentos, a sua mensagem é fundamental. O que você diz, as palavras que usa, e como diz, as pistas não verbais, são cruciais para seu sucesso em vendas.
As palavras e a maneira como você as usa, não importa qual canal esteja usando para se comunicar, podem aumentar a rejeição ou reduzir a resistência, derrubar barreiras emocionais e melhorar a probabilidade de clientes potenciais qualificados responderem positivamente quando você lhes pedir um pouco do seu tempo.
Acredito que a mensagem é o motivo principal para que vendedores tenham tanta resistência para conseguir que clientes potenciais abram mão do seu tempo para ouvir sua ofertas.
Recebo diariamente contato de muitos vendedores querendo me vender seus produtos ou serviços. Vejo muitos vendedores cometendo erros graves nas mensagens por telefone, pessoalmente, nas redes sociais e por email. Incrível, como eles não percebem que os clientes potenciais não vão abrir mão do seu próprio tempo para :
– conhecer catálogos de marketing;
– Informações irrelevantes;
– receber uma enxurrada de características de produtos e serviços;
– ter um bate papo entusiasmado sobre a sua empresa ser a “número um disso” ou a “maior naquilo”.
– ler listas com informações e números genéricos.
Sinceramente, ninguém quer saber de papo de vendedor. Você odeia, eu odeio e clientes potenciais odeiam. Esse papo faz os clientes sentirem que você não está ouvindo e faz com que eles se sintam sem importância. Eles ficam indignados por você interromper o dia deles para lhes contar sobre como vai desperdiçar mais tempo falando sobre si mesmo e sobre dados genéricos de sua empresa. Esse é o principal fato de vendedores encontrarem tanta resistência para conseguir que os clientes potenciais abram mão do seu próprio tempo.
Ter consciência de que os clientes potenciais se encontram com você pelos motivos deles e não pelos seus motivos é crucial. Por isso você deve demonstrar interesse sincero em ouvi-los , conhecê-los e resolver seus problemas particulares. Essa é a maneira verdadeira e diferenciada de quebrar a resistência inicial do seu cliente e conseguir uma reunião, qualificação ou inicial uma conversa sober vendas no momento certo. Sua mensagem de prospecção deve ser feita com um único propósito: convencer rapidamente o seu cliente potencial a ceder tempo dele a você.
Todos nós vendedores, queremos que palavras mágicas escorram de nossas línguas como mel para que nossos clientes potenciais fiquem encantados e em completa submissão durante a prospecção. A má notícia é que isso não vai acontecer. A boa notícia é que , com um pouco de introspecção, dedicação e prática, você poderá elaborar mensagens impactantes que levem os clientes potenciais a ouvir você. Treine e pratique que você chegará a mensagens cada vez mais convincentes.
Bons negócios e sucesso!