Quando eu penso em construir uma minha marca pessoal, eu procuro pensar em tudo, desde do logotipo até as cores que usarei, tipo de fonte de letra e slogan da marca,etc. Todos os detalhes são fundamentais!
E principalmente ter uma mensagem convincente que eu gostaria de compartilhar com o mundo.
Em seguida, busco encontrar maneiras de ser consistente com a mensagem da marca. Mas, isso é apenas o início de todo o processo de branding pessoal. Para ajudar você na criação da sua marca pessoal segue abaixo sete dicas essenciais a seguir.
1. ENTENDA O PÚBLICO-ALVO DE SUA MARCA
Uma das bases para construir uma marca forte é conhecer o público-alvo em que você deseja se conectar. No final do dia, você não consegue agradar a todos. Quando se trata de construção de marca, é vital saber exatamente quem você deseja alcançar. E adaptar a sua mensagem e sua meta para atender às necessidades e desejos dessas pessoas.
A chave é ser específico. Conhecer os comportamentos, as dores, as necessidades, bem como o estilo de vida do seu público.
Da mesma forma, você também deve ter um público-alvo bem definido. Eu sempre me pergunto algumas questões como:
- Quem são as pessoas que comprarão meus produtos e serviços?
- Por que eles precisam do meu produto ou serviço?
- O que faz o meu produto ou serviço diferente da concorrência?
2. FAÇA TUDO COM QUALIDADE
Quer criar uma marca pessoal de sucesso?
Bem, tudo se resume à qualidade. O que quer que você esteja vendendo ou oferecendo a seus clientes, você deve defender seu produto com orgulho. Mas, claro, a qualidade que você está oferecendo também deve corresponder ao preço cobrado.
Impressione as pessoas com sua entrega e provavelmente elas voltarão para comprar mais. O que você está oferecendo se destacará no mar de produtos de baixa qualidade e será lembrado muito mais rapidamente do que a concorrência.
3. TORNE-SE ÚNICO
Isso pode soar como um clichê, mas você deve ser único. Isso tornará mais fácil para você se destacar do resto do mercado.
Procure um ponto-chave de sua marca que você sente que é exclusivo para você. Em outras palavras, procure algo que nenhuma outro profissional ou concorrente pode oferecer. Ajudaria se você colocasse essas qualidades na sua comunicação para enfatizá-las para seus clientes ideais.
4. CRIE O LOGOTIPO CERTO
Normalmente, o logotipo é o primeiro elemento visual que as pessoas percebem sobre sua marca. Por isso, você deve procurar algo único, atraente e fácil de reconhecer. Lembre-se da Apple, por exemplo. A maçã mordida é amplamente reconhecida em todo o mundo.
Ainda assim, escolher qual logotipo ou design você deseja para sua marca pode ser uma tarefa um tanto complicada e assustadora. No entanto, você precisa escolher aquele que você acha que vai complementar a sua marca.
Isso permite que você deixe uma impressão duradoura no seu público. Algumas pessoas tendem a fazer isso mais tarde, depois que o negócio já está caminhando. Mas você terá uma chance maior de sucesso se escolher um logotipo forte e fizer o melhor para se diferenciar de seus concorrentes desde o início do seu negócio.
5. CONSTRUA A PERSONALIDADE DA SUA MARCA
Construir a personalidade da sua marca é uma das etapas mais importantes de que você precisa para desenvolver a identidade da sua marca pessoal. Seu personagem influenciará o tom, bem como o estilo de sua mensagem. Mas o desafio é: como você escolhe a personalidade que deseja que sua marca tenha?
Abordarei este tema em outro texto.
6. APROVEITE O CONTEÚDO VISUAL
Além do logotipo, outros elementos visuais também desempenham um papel crucial para diferenciar sua marca da concorrência. Além do logotipo, considere explorar a paleta de cores, a escolha da fonte e outros recursos de design, que desempenham um papel importante na imagem e identidade de sua marca pessoal.
7. UTILIZE AS MÍDIAS SOCIAIS
Você não pode negar que as plataformas de mídia social podem ajudar a criar conhecimento para a sua marca. É apenas uma questão de saber como trabalhar nas redes de forma adequada.
Portanto, não seja muito negligente ao usar os canais de mídia social. Se você quer desenvolver sua marca pessoal no digital e não tiver tempo, convém contratar um social mídia ou especialista que fará o trabalho dele anunciando sua marca nas redes sociais.
Lembre-se de que construir uma marca exige muito tempo, paciência e muito trabalho para ser executado. Mas, bem feito, pode levar seu negócio a novos patamares. Se você deseja construir uma marca que possa tornar seu negócio bem-sucedido, siga algumas das dicas listadas acima. Sucesso!