O posicionamento,é o que você faz para ocupar um lugar específico na mente de seu público alvo, é uma peça chave de sua marca. O bom posicionamento ajudará você a se destacar na multidão, e tornará sua comunicação, suas vendas e operação muito mais eficaz. E o mau posicionamento poderá tornar sua marca invisível para o seu mercado.
Mas como você pode posicionar sua marca de serviços? Como você pode se posicionar se for um consultor de negócios, um personal trainer ou uma agência de marketing?
Você pode não estar vendendo produtos, como bebidas, alimentos ou uma marca de roupas. Mas isso não significa que você não pode usar sua marca para criar o mesmo efeito atraente em seus clientes potenciais.
Veja neste texto três pontos de ação para melhorar o posicionamento de sua marca pessoal ou de sua empresa de serviços e criar uma marca mais forte que atrai os clientes ideais.
Mensagens específicas: por quê, o que, quem
Uma das melhores maneiras de melhorar o posicionamento de sua marca é melhorando a declaração de posicionamento de sua marca. A declaração de posicionamento da marca comunica seu valor ao mercado e como você é diferente de seus concorrentes.
Aqui estão itens importantes da sua declaração de posicionamento:
- Por que: Os motivos pelos quais você é contratado e o que o torna diferente das outras marcas concorrentes.
- O que: Os tipos específicos de problemas que o público têm e os tipos específicos de resultados que você pode criar para eles.
- Quem: O tipo de cliente que você atende.
É muito difícil posicionar sua marca de serviços na mente do comprador sem ser específico. Por isso procure ser o mais claro possível.
Marcas fracas têm declarações vagas de posicionamento. Ser genérico os ajuda a se proteger e se sentir seguros. Marcas fortes têm declarações de posicionamento específicas. Em vez de fazer declarações abstratas, eles fazem ações e promessas específicas. Quanto mais específico for seu posicionamento e sua declaração de posicionamento, mais fácil será conquistar um lugar específico na mente de seu público.
Crie conteúdo criativo
Pare e pense em marcas fortes e memoráveis. Não necessariamente marcas de que você gosta, mas marcas que você nota e lembra. Marcas bem posicionadas têm um ponto de vista distinto. Eles têm uma visão de mundo que explica como elas veem o mundo.
Uma das melhores maneiras de comunicar sua visão de mundo é por meio de seu conteúdo. Você assume uma posição em relação a uma determinada ideia ou princípio com base no qual administra seu negócio.
O conteúdo que você escreve e promove torna clara a visão de mundo de sua empresa. Fazer isso cria posicionamento. Você está lançando ideias para o mundo que irão criar uma forte atração para alguns clientes e repelir outros clientes. É uma coisa boa. Conteúdo genérico e sem graça que não assume uma posição é ignorado.
Conteúdo autentico e único que assume uma posição pode ser criticado por alguns, pessoas que nunca se tornariam seus clientes de qualquer maneira, mas atrairá o tipo de cliente que você deseja para o seu negócio.
Use seu conteúdo para posicionar sua marca com base em sua visão de mundo e princípios para criar uma marca mais atraente.
Consistência é a chave
Então, você escreveu uma declaração de posicionamento de marca matadora. Você publicou seu primeiro post de conteúdo.
O que fazer agora?
Você não pode esperar que seu mercado simplesmente aceite a posição que você deseja em sua mente. Você terá que lutar para chegar lá. E você pode fazer isso com consistência: repetindo regularmente a sua declaração de posicionamento e seus diferenciais exclusivos.
Veja como você pode usar a consistência na promoção da sua marca:
- Certifique-se de que todos os ativos de marketing de sua empresa – o site, os materiais impressos, as páginas de redes sociais ( Linkedin, Instagram, Facebook), confirmam o seu posicionamento. Se sua marca for desarticulada e comunicar coisas diferentes em plataformas diferentes não poderá usar a repetição como estratégia persuasiva.
- Crie um calendário editorial para o coteúdo de sua marca. Cumpra o calendário. Confirme se seu conteúdo demonstra a imagem e a visão exclusivas de sua empresa.
No início, vai parecer assustador. Ser específico e escrever conteúdo criativo força você se expor, mas você será recompensado com mais atenção, mais clientes e mais receita. Esse é o poder de uma marca de serviços bem posicionada.
A chave é continuar aparecendo. Criar o hábito de reforçar suas mensagens e suas promessas únicas. Com o tempo, você conquistará uma posição distinta na mente de seu mercado, e desfrutará dos frutos de seu trabalho.