Quem nunca experimentou a sensação de comparação com o outro?!
Acredito que todos nós, já experimentamos pelo menos uma vez na nossa vida, a sensação de comparação com o outro.
Você se compara demais com os outros?
Se considerarmos que passamos bastante tempo conectados no celular seguindo a vida de outras pessoas, é fácil compararmos a nossa vida, a nossa imagem e a nossa carreira com a dos outros perfis, especialmente se o padrão de medida for o Facebook, o Instagram, Linkedin ou outras redes sociais.
Na internet as coisas geralmente parecem ser mais bonitas e divertidas do que realmente são. A real é que a vida de ninguém é perfeita. Todo mundo tem problemas, momentos difíceis e desafios todos os dias. Todos nós, sem exceção!
E onde é que a comparação nos leva? Não leva a lugar nenhum.
Cada estrada é uma história. Não existem caminhos perfeitos. Se você mira as estradas dos outros corre o grande risco de se perder. Até porque não existe um caminho formado de escolhas certas, cada um está indo para um lugar diferente. Então, certamente, o meu caminho é diferente do seu. Certamente não precisamos e não vamos passar pelos mesmos lugares que as outras pessoas passaram para ter sucesso ou fracasso.
Olhar para as outras pessoas e acreditar que elas são melhores que você pode ser uma péssima ideia. A comparação pode te jogar para baixo, fazendo você acreditar que não é bom o suficiente na sua carreira ou na sua vida pessoal. Te tornar mais inseguro, mais acomodado e menos inovador.
O desafio de inovar na nossa estrada é criar o novo a partir dos recursos disponíveis, ou seja, do que você fez no passado. E precisa ter como premissa, os seus valores, os seus sonhos e os seus objetivos, para não errar de destino e ir parar no sonho dos outros.
Eu não acredito em trajetórias perfeitas, se você conhece alguma, é porque provavelmente não conhece a história completa. A única história completa que conhecemos é a nossa não é mesmo?
Cuidado para o ato de se comparar demais não te isolar de suas metas e dos seus sonhos.