Sonhar tornou-se uma atitude incomum para muita gente. Vivemos “apagando incêndio”, ativamos o piloto automático, cumprimos horários, solucionamos problemas, trabalhamos até tarde e pouco refletimos sobre nós mesmos, o que somos, como somos e principalmente sobre o que queremos ser na vida.
Não é difícil perceber que poucos de nós param para imaginar sobre o que queremos para nossas vidas, sobre nossos objetivos, nossos propósitos e nossos verdadeiros sonhos. Sonhar o que queremos, onde queremos chegar, como gostaríamos de nos tornar, deveria ser uma atividade natural no nosso dia-a-dia não é mesmo?
“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir.” Augusto Cury
A idealização dos nossos sonhos é uma força fundamental para iniciar qualquer processo de mudança. Sonhar nos deixar ver uma opção de futuro, por mais distante que pareça, nos permite desenhar um caminho. Foi assim que eu dei meus os primeiros passos, que eu comecei a empreender, que eu abri a minha primeira empresa. Tudo começou com um sonho, o sonho de ter liberdade e melhorar a minha qualidade de vida
Todos nós temos sonhos dentro de nós, mesmo que escondidos, sonhos que trazemos com a gente desde a nossa infância. Sejam eles, sonhos de pessoais, sonhos profissionais, sonhos de curto, de médio ou de longo prazo, só dependem da nossa decisão para serem realizados.
Quando pensamos nos sonhos de curto prazo, são os objetivos que pretendemos alcançar num futuro próximo, que pode ser hoje, esta semana, este mês ou até este ano. Quais são os seus objetivos de curto prazo?
No momento em que imaginamos os sonhos de médio prazo, são objetivos que nós esperamos concretizar no tempo de um a cinco anos. Quais são as suas metas de médio prazo?
E os sonhos de longo prazo, aqueles que nós geralmente nem pensamos muito…aquele que acreditamos que estão longe demais para pensarmos no futuro próximo. Os sonhos que precisamos de um tempo um pouco maior para realizar, algo que imaginamos acontecer em pelo menos, cinco anos ou mais. Você já se perguntou : Como e onde você deseja estar daqui há cinco anos?
Sempre que pensamos nos sonhos pessoais, podemos falar dos projetos que cada um que deseja atingir na vida. Não estão relacionados à carreira ou profissão, ainda que muitos deles possam também ajudar nesse sentido. Pode ser emagrecer, aprender uma nova habilidade, melhorar o relacionamento com a família, fazer outro curso de faculdade por curiosidade, ter filhos, desejar morar perto do trabalho, ter hábitos de vida mais saudáveis, ter um home office, dentre outros. Quais são os seus sonhos pessoais?
Os sonhos profissionais, planejados para termos sucesso na área profissional. Normalmente, são ligados a objetivos de carreira, como por exemplo, as experiências que desejamos ter no trabalho, conquistar um determinado cargo, o ramo no qual gostaríamos de trabalhar, receber uma promoção salarial, ter o nosso próprio negócio, trabalhar em uma empresa famosa, dentre muitos outros. Quais são os seus objetivos profissionais?
Quando somos perguntados sobre os nossos sonhos, não é raro ouvir respostas como “Não pensei sobre isso”, “Sonho? Ah, isso é besteira”, “Não tenho tempo para isso”, “Minha vida é muito complicada para eu pensar nesse assunto”, “A vida foi acontecendo em um ritmo tão acelerado que não consegui parar para pensar nisso”. Essa dificuldade tornou-se tão comum que podemos considerar que é fundamental achar um espaço na nossa agenda para refletir sobre os nossos sonhos e objetivos de vida.
Sonhar é parar para pensar. Sonhar é interromper a rotina do dia-a-dia para nos conectarmos com o que nos move de verdade. Sonhar é se desprender de regras e padrões e elevar os pensamentos sem julgamentos. Sonhar é sentir liberdade para pensar, para criar, para inventar. Sonhar é ser livre, ser criativo, ser diferente.
Você se permite sonhar?
Quando temos um sonho, não importa qual é o tamanho dele. Tudo é possível, desde que seja verdadeiro. Ninguém tem o direito de nós dizer o que podemos ou não podemos realizar. Nós não temos barreiras nem limites, e a nossa trajetória para a realização do nosso sonho não pode ser determinada por alguém que muitas vezes nem está disposto a lutar e trabalhar para realizar seus próprios sonhos.
Realizar sonhos exige muito planejamento, garra e disciplina. A jornada pode ser difícil, mas o sabor de ter um sonho realizado é especial e inesquecível. Melhorar de vida, comprar a casa própria, ter o carro dos sonhos, encontrar um grande amor, ser mais autoconfiante, realizar “aquela viagem” para o exterior, estudar fora do país, ajudar sua família, escrever um livro, ter uma renda extra. Não importa o que seja, o importante é sonhar!
Então, seja lá qual for o nosso sonho. Devemos sonhar grande, trabalhar duro e investir tudo que nós podemos no que acreditamos. A nossa capacidade de sonhar, somada a nossa determinação para trabalhar com certeza fará toda diferença.
Já dizia o mestre Steve Jobs, fundador da Apple. Criou o “Macintosh”, o “iPod”, o “iPhone” e o “iPad”. A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.