Você já chegou a uma visita ou reunião de vendas pensando consigo mesmo: “Este não é um encontro muito bom”. A venda não irá provavelmente não acontecerá. E embora eu esteja perdendo tempo, vamos lá, vou tentar? Claro que sim. Isso acontece pelo menos umas 100 vezes com todo mundo que trabalha com vendas.
O oposto também já aconteceu com você. Entrou pensando consico mesmo: ” Este é um cliente potencial. Eles precisam de tudo que eu tenho, eles adoram o que tenho e eles me adoram. A venda já está fechada.
A mentalidade com a qual você aborda a venda determinará o resultado mais do que qualquer outro elemento do processo de vendas. Estado de espírito e mentalidade. Amigável, positivo, autoconfiante, simpático e preparado. A venda está na sua mente antes de estar na sua carteira.
Independente de como você entra na reunião com um cliente, você é quem estabelece o tom para o resultado provável do negócio. Você também estabelece o tom para sua atitude, seu entusiasmo e coloca seu sistema de crenças para funcionar.
A verdade é : nenhum vendedor do mundo realiza todas as vendas. Mas isso não significa que você não deveria nunca, nunca, entrar numa venda com nada menos do que um sentimento de certeza de que irá realizar a venda, porque o cliente precisa de você e precisa que você seja o melhor. Não o preço mais baixo, mas sim o melhor valor.
Todo mundo tem seu próprio jeito de criar sua mentalidade antes de uma venda. Eu sempre procurei me preparar muito bem, o que inclui pensar em maneiras de envolver o cliente, visualizar resultados positivos e até ouvir música para relaxar. Encontre a sua forma de preparar a sua mente e passe a se preparar antes de qualquer reunião de vendas.
Sugiro que antes das próximas visitas de vendas, você escreva num papel o que poderá acontecer de bom. O que você espera que seja o resultado positivo. E no final da visita, escreva o que você poderia ter feito para torná-la melhor. Esse exercício irá te ajudar a se desenvolver e a melhorar seus resultados em vendas.
É fato que você precisa conhecer a parte técnica das etapas da venda (prospecção, , apresentação, follow up, negociação e fechamento), mercado, produto,serviço,etc. Só que tão ou mais importante do que estes aspectos é a sua mente estar focada para o sucesso em vendas. Você precisa treinar a sua mente para se sentir confiante, seguro e assertivo.
Quanto mais preparada estiver a sua mente, melhor será o seu estado emocional e aí sim você terá condições de aplicar todo o seu conhecimento. Use e abuse de táticas para se preparar que te deem apoio e encorajamento e lembre-se , Pense: A venda está em sua mente.