O seu trabalho está tomando muito tempo da sua vida pessoal? Os seus amigos esqueceram de você?
Muitas pessoas chegam ao escritório mais cedo do que o necessário e saem muitas horas depois de todos se terem ido embora. E como se isso não fosse puxado, muitos profissionais dedicados também passam horas a trabalhar em casa no dia-dia e aos fins de semana, reduzindo muito o tempo que têm para passar com a família e os amigos ou para relaxar e recuperar as energias.
O bem-estar físico, mental e social pode ter um impacto enorme na sua atividade profissional, tornando-se numa força importante para o desenvolvimento sustentável da sua carreira. Por isso, se você procura alavancar os resultados da sua carreira ou do seu negócio, tente ter um estilo de vida mais saudável e, certamente, verá novos resultados.
Os aspectos mais comuns de desequilíbrio entre vida pessoal e profissional incluem:
- Sentir-se sobrecarregado(a) e atolado(a) em trabalho
- Querer passar mais tempo de qualidade com a família e filhos.
- Não ter compromissos sociais.
Segue Sete dicas para te ajudar a equilibrar vida pessoal e vida profissional;
1. Defina prioridades
Este é um dos grandes desafios da vida moderna. Como só temos 24 horas por dia, estabelecer prioridades pode ser uma maneira de ajudar a gerir o seu tempo. Concentre-se nos tópicos mais importantes da sua lista de prioridades e aprenda a dizer não a assuntos menos importantes, simplifique o seu trabalho e delegue.
2. Tenha tempo para a família
Conseguir passar tempo de qualidade com a família e amigos em dias de agenda profissional lotada é uma tarefa difícil. No entanto, ter tempo para a família é sem dúvida uma forma de aliviar a tensão, de alimentar momentos felizes e positivos. E que pode fazer a diferença no mundo do empreendedorismo. Desde as viagens em família, a noites de diverção, tudo serve para construir uma relação de qualidade com a qual só terá a ganhar.
3. Reserve tempo para si
O ritmo agitado do dia dia deixa muito pouco tempo livre para olhar para si próprio. Mas tente fazê-lo sempre que possível.São muitas as vantagens de se avaliar continuamente, se tiver um momento de auto-reflexão e de definição de objetivos. Cuidar de si é fundamental para uma saúde mental fortalecida.
4. Delegue o máximo possível
Delegar funções economiza tempo, faz a equipe crescer e acreditar no negócio. Transfira para outras pessoas as tarefas específicas, que podem ser compartilhadas com a equipe e que frequentemente lhe ocupam grande parte do dia. Com esta opção, você pode focar-se mais no crescimento do seu negócio e ter mais tempo livre para as questões pessoais.
5. Pratique exercícios fisícos
Fazer exercício aumenta a energia e a capacidade de concentração. Por isso, integrar na sua rotina a prática regular de 30 minutos ajuda-o a manter o corpo ativo e a mente atualizada. E ainda melhora a criatividade. Se ainda não tem as condições para executar esse plano, comece fazendo caminhadas.
6. Viaje
Viajar para novos lugares tem um efeito muito positivo no bem-estar físico e emocional. Alivia o stress, ajuda à reflexão e é enriquecedor do ponto de vista pessoal. Além disso, reforça a produtividade, a criatividade e as habilidades para resolver problemas.
7. Mantenha o pensamento positivo
Permanecer otimista mesmo quando enfrenta problemas é um desafio, mas ter uma atitude positiva é meio caminho para ultrapassar as dificuldades. Olhar para os aspectos positivos de todas as situações, ajuda-o a visualizar melhor os objetivos, mesmo que por vezes lhe pareça difícil.