Várias vezes eu falei, falei e falei : “Eu tenho tudo de cabeça” até perceber e entender que precisava me organizar para empreender melhor. Planejar é ter uma direção.
Esse pode ser um dos principais erros cometidos por empreendedores. O planejamento é uma bússola indispensável. Não se organizar é marcar uma data de fracasso para o seu negócio, independente de tamanho, seja ele pequeno, médio ou grande porte.
Mais cedo ou mais tarde, o volume de trabalho pode pesar e certamente você pode não ter mais tempo para pensar no seu caminho futuro. Isso já aconteceu comigo, muitas vezes! E sem ter uma noção do que fazer, você pode ser engolido pelo cotidiano.
Devido à pressa de execução, muita gente ignora o planejamento porque acha que isso leva muito tempo. Assim, deixa o planejamento de lado, partindo do pressuposto de que planejar funciona apenas para quem tem um grande projeto ou uma grande empresa.
Isso pode ser outro grande grande erro. Nem todo todo empreendedor está interessado em criar planos detalhados que tenha centenas de páginas, mas ainda assim nós precisamos criar o nosso plano de ação, seja de curto, médio ou longo prazo.
Não precisamos fazer algo complexo, pode ser um esboço simples em que os nossos objetivos específicos que podem ser medidos sejam listados e escritos.
Durante muito tempo eu me questionei : Quais as vantagens de criar um bom planejamento?
Ajuda a concentrar nos objetivos
Começa por nos ajudar a identificar os nossos possíveis problemas e desafios. Nos força a ser realistas e olhar para números. Uma coisa é desejar ter uma meta de 250% de lucro de vendas de produtos no primeiro ano de operação do seu negócio, mas como você vai conseguir isso na prática? O que você precisa fazer?
Ajuda a acompanhar o desenvolvimento
Ajuda a concentrar nos objetivos
Ao se preparar nós podemos entender onde estamos e assim podemos projetar onde queremos chegar no futuro. Uma análise adequada, com objetivos claros e estratégias a executar para atingir resultados positivos.
Fica muito mais fácil saber quantas atividades já foram concluídas e quantas ainda faltam para realizar processos importantes da operação do nosso negócio. E ainda,fornece uma boa imagem de onde nós estamos atualmente versus onde nós planejamos estar.
Ajuda a concentrar nos objetivos
Frequentemente, as coisas não saem como planejamos ou simplesmente não funcionam conforme o esperado. Se tivéssemos planejado bem, saberíamos por que uma parte do que projetamos falhou. Com um plano em mãos, podemos tomar medidas corretivas para colocar o empreendimento em andamento novamente.
Muitos gente cria planos, mas não os escrevem, e muito menos os colocam no papel. Lembre-se de que nem sempre podemos confiar em nossa memória. O desenho pode ser simples ou muito complexo, o importante é que você planeje o seu negócio.