O LinkedIn é uma rede social excelente para para networking profissional , seja para conectar-se com colegas do passado e do presente, recrutadores, clientes e investidores potenciais e outros contatos possivelmente relacionados a negócios.
É irrelevante avançarmos para temas detalhados como, estratégias de prospecção, táticas de networking, marketing de conteúdo e ações específicas de vendas sem antes citar o óbvio.
O primeiro passo para você se posicionar no Linkedin de forma profissional é preencher o seu perfil com todas as informações importantes para comunicar as suas conexões quem é você, qual a sua história, porque está no Linkedin e quais os seus objetivos profissionais.
Você sabia que quando as pessoas pesquisam pelo seu nome na web,o seu perfil do LinkedIn provavelmente será um dos principais resultados de pesquisa?
Então é fundamental você ter um perfil profissionalna rede para causar uma ótima primeira impressão no público.
Neste texto apresento algumas dicas simples para te ajudar a melhorar o seu perfil na plataforma.
Índice
Adicione uma foto profissional
A foto é um elemento-chave da sua presença na rede social, a sua primeira chance de impressionar quem acessa o seu perfil. Ela diz ao mundo quem você é. Certifique-se de que a sua foto do perfil tenha aparência profissional, com fundo neutro, bem iluminada, destacando o seu rosto,com o intuito de mostrar simpatia e confiança.
Dicas de como escolher uma boa foto para o perfil do Linkedin
Sorria na foto
A sua foto deve ser profissional. No entanto, profissional não significa sério ou emburrado. É importante parecer acessível,cordial e amigável, então lembre-se de sorrir na foto! Você não precisa se forçar a sorrir se não parecer natural, mas também, não fique tão sério, o que pode fazer você parecer enfezado!
Uma pessoa sorridente tem mais probabilidade de atrair a atenção de alguém do que uma pessoa de aparência fria. O mesmo vale para uma foto. Mostre ao público o seu potencial profissional com um sorriso aberto.
Tire uma foto do seu rosto
A sua foto do Linkedin não é clicável, por isso é importante que o seu rosto ocupe parte do espaço da foto.Não escolha uma foto tirada de muito longe pois pode dificultar de reconhecer você.
Escolha uma foto atualizada
Você já viu fotos de alguém nas redes sociais que foram tiradas a anos atrás e depois que você encontrou a pessoa pessoalmente descobriu é completamente diferente do perfil na internet?
Certifique-se de que a sua foto foi tirada nos últimos anos e ainda reflete sua aparência no dia a dia (cabelo, maquiagem,óculos,etc).
Goste da foto
A foto de perfil é parte integrante da sua “marca profissional”, por isso é importante que você goste da foto.
Os erros que você pode evitar na foto do perfil Linkedin
Evite Selfies
Selfies são mais adequados em outras redes sociais, como Instagram ou Facebook. É importante que sua foto corresponda a proposta de ser uma rede do site de relacionamento profissional.
Não use filtros
Evite usar filtros na sua foto.Eles prejudicam sua imagem, tornando mais difícil para os o público descobrir quem você é.
Não tenha um fundo de foto que distraia
O fundo da foto é extremamente importante, pois um fundo ruim pode mudar completamente a opinião de alguém e até mesmo desviar a atenção do assunto. Mantenha o plano de fundo simples, para que a pessoa se concentre exclusivamente em seu rosto.
Não associe hobbies na foto
Não use sua foto de perfil como uma espaço para mostrar seu lado pessoal. Você tem outras redes sociais e outras oportunidades para compartilhar seus hobbies e atividades de lazer.
Atenção com o título do seu perfil
O título do LinkedIn é outra parte importante do seu perfil e aparecerá ao lado do seu nome nos resultados da pesquisa.
É uma das primeiras coisas que as pessoas veem quando visitam sua página. Seu título deve ser atraente o suficiente para fazer as pessoas clicarem em seu perfil para saber mais sobre você. É sempre bom fazer um título profissional, mas isso não significa que tenha que ser sem graça. Faça com que você se destaque de uma forma criativa que diga às pessoas exatamente quem você é e o que está procurando na rede.
Você nunca deve colocar apenas seu nome e o nome da empresa no título. É importante usar suas palavras-chave específicas no título do perfil do LinkedIn, se por exemplo você é especialista em social mídia,você pode colocar “especialista em social mídia”.
Por que o título é tão importante?
O título é uma das seções mais expostas do seu perfil do LinkedIn. Ele não apenas aparece na parte superior da página de seu perfil, mas também apresenta a você as postagens do feed de notícias, na seção “Pessoas que você pode conhecer”.
Quer esteja sendo visto por seus contatos comerciais ou por um recrutador, o título do LinkedIn é a chave para causar uma impressão positiva e explicar exatamente o que você pode agregar.
É também um dos campos mais importantes para o algoritmo de pesquisa do LinkedIn. O título não deve apenas apresentar você como um profissional confiável de seu setor, mas também deve conter palavras-chave estratégicas que o ajudem a aparecer em melhor posição nas pesquisas do LinkedIn.
DICA: Se você deseja que sua conta do LinkedIn seja uma forma de as pessoas descobrirem você ou sua empresa, você deve dar ênfase às palavras-chave da sua área de trabalho, palavras que as pessoas pesquisarão no LinkedIn e que aparecerá nos motores de busca.
Capriche quando escrever "Sobre" você
O resumo do LinkedIn ou a seção “sobre” são frequentemente subutilizados pelos usuários do LinkedIn. Muitos o deixam completamente em branco ou digitam um slogan curto mais adequado para um título do Linkedin ou um resumo do currículo.
Mas, independente se, seu objetivo seja encontrar um emprego, divulgar seu negócio ou construir sua marca profissional, a seção de resumo é uma ferramenta importante recurso.
Por que escrever bem “Sobre” você no LinkedIn é importante
Mesmo que você tenha enviado uma ótima foto de perfil, personalizado seu título e detalhado seu histórico de trabalho e educação, deixar o a seção “ sobre” em branco é uma grande oportunidade perdida por vários motivos.
É sua chance de dizer "Olá"
Mais do que qualquer outra seção de perfil do plataforma, o “sobre” oferece uma oportunidade de se dirigir ao leitor diretamente e compartilhar vários lados, desde realizações profissionais até motivações para a vida. É sua melhor oportunidade de injetar um pouco de personalidade em seu perfil.
LinkedIn aproveita que escreveu “sobre” você para resultados de pesquisa
Quando as pessoas procuram você no LinkedIn, o conteúdo resumido é reproduzido nos resultados. Seu ”sobre” não é tão pesado quanto seu título ou os títulos e descrições de cargos em sua seção de experiência de trabalho, no entanto, eles ainda podem fortalecer sua capacidade de pesquisa e ajudá-lo a se destacar na rede.
Usar a parte ”sobre” do LinkedIn para incluir termos que um recrutador ou potencial cliente pode inserir em uma barra de pesquisa: habilidades,cargos ou palavras-chave do setor,aumenta sua visibilidade e revela oportunidades.
Te permite falar de sua carreira
A seção “Sobre” do LinkedIn não é o lugar para sua biografia completa. No entanto, é o lugar perfeito para adicionar contexto à trajetória de sua carreira, exibir suas realizações e explorar o que o torna excelente em seu trabalho. Esta é uma informação que os recrutadores e possíveis empregadores estão interessados em saber.
Realizações específicas devem ser citadas em todas as seções de experiência de trabalho, mas o resumo é um ótimo lugar para coletar suas maiores realizações para impacto adicional.
Você também pode combinar e generalizar realizações nesta seção de maneiras que você não pode fazer em sua experiência de trabalho. Por exemplo, se você é um gerente de vendas que trabalhou com três empresas diferentes, pode dizer: “Aumentei as vendas locais em uma média de 69% no meu primeiro ano em duas empresas diferentes”.
Perguntas adicionais para responder no “sobre” do LinkedIn
Pensar em algumas questões ao elaborar o seu “sobre” pode te ajudar a mostrar ao público o que você valoriza e o que busca na sua carreira.
- Quais são seus objetivos e sonhos?
- Por que você é apaixonado por seu trabalho ou setor atual?
- Quais são os seus princípios e valores?
- Qual o aprendizado que você tirou de empregos anteriores?
- Existe algum conhecimento único que você trouxe para o seu segmento a partir de outras experiências de vida?
Conte sobre as suas Experiências
A sua seção de experiência de trabalho no LinkedIn não deve ser igual ao seu currículo!
O seu perfil do LinkedIn e seu currículo precisam ser diferentes porque eles servem a propósitos diferentes. Seu currículo é adaptado para um trabalho específico, enquanto seu LinkedIn expande seu currículo para uma busca geral de empregos. Ambos os documentos devem ter os mesmos cargos, intervalos de datas e informações básicas sobre cada trabalho. No entanto, você precisa apresentar as informações de maneiras diferentes.
Nesta seção você pode criar um histórico e apresentar sua experiência profissional em linha do tempo. Insira informações importantes : cada cargo exercido, breve resumo de cada atividade realizada e seus resultados, período trabalhado de cada atividade profissional, qual empresa e qual a cidade e região.
Insira as suas principais habilidades e competências
A relação de habilidades do seu perfil são palavras-chave importantes (como “inbound marketing”, “marketing de conteúdo”, “social media” etc.).
As habilidades permitem que o público encontre você com base nas palavras-chave que essas habilidades representam. Eles também podem fortalecer os laços com as conexões de sua rede.
Adicione peplo menos cinco suas habilidades e competências que definem experiências e sua atividade profissional.
Priorize as melhores habilidades para você
Escolha suas habilidades cuidadosamente com base em sua educação, experiência, avaliações de desempenho anteriores e a direção que você está planejando para sua carreira. Comece criando uma lista das habilidades que você acha que usa com frequência em seu trabalho atual e em empregos anteriores.
Mesmo que você possa adicionar quase qualquer habilidade que vier à mente, pense nessas habilidades existentes como sugestões para as palavras-chave mais comuns usadas em sua área. Escolha os termos que são mais relevantes para você e seu futuro.
Embora você descubra que a maioria das Habilidades no LinkedIn são as habituais habilidades técnicas “difíceis”, também podem ser incluídas “soft skills” que o diferenciam no mercado. Essas habilidades sociais incluem criatividade, habilidades interpessoais ,flexibilidade, trabalho em equipe, solução de problemas, gerenciamento de tempo e liderança, entre muitas possibilidades.
Insira sua formação acadêmica
A educação desempenha um papel importante em seu perfil do Linkedin. Essas informações não apenas são colocadas no topo do seu perfil, visível na lista de resultados da pesquisa, mas também ajudam no posicionamento do seu perfil.
Neste campo você pode adicionar ao seu histórico acadêmico, as formações em ensino superior, Cursos de pós graduação, MBA, mestrado, doutorado, etc.. Não é indicado colocar instituições em que você fez o Ensino Médio, pois não é relevante para o propósito da rede e sim conhecer em que você está se especializando.
Você também deve listar qualquer cursos técnicos, cursos de atualização e qualquer outro curso em uma instituição educacional que seja importante para sua carreira ou marca pessoal.
Adicione projetos que você trabalhou
Olhe além das áreas normalmente usadas na rede, como sobre,experiência ou educação e utilize também a seção Projetos. A seção “projetos” é uma parte poderosa do Linkedin, impactando o algoritmo de busca do site.Os projetos não precisam representar apenas iniciativas formais de seu histórico de trabalho.
Preencha a sua localização atual
Vejo muitas pessoas esquecerem dessa informação básica porém fundamental, colocam por exemplo, Brasil. Escreva onde você mora atualmente. Qual é o país? Qual é a cidade? Qual é o estado e região em que você reside?
Crie um Url personalizado no Linkedin
Essa é uma dica fundamental no LinkedIn e que todos devem fazer o mais rápido possível, criar um URL de perfil personalizado do LinkedIn Facilite a localização do seu perfil com um URL personalizado .
Por que usar um Url personalizado
Um URL personalizado permitirá que você use seu perfil do LinkedIn como uma ferramenta de branding e geração de leads.
Isso torna seu perfil mais fácil de encontrar e compartilhar
Utilizar um Url personalizado vai ajudar a diferenciá-lo de todos os outros perfis do LinkedIn que existem. Isso é especialmente importante se você tiver um nome comum!
Ter um Url personalizado do LinkedIn também ajuda no SEO nos principais mecanismos de pesquisa, como Google.Configurar um URL personalizado requer ativar seu perfil público do LinkedIn, isso é o que os mecanismos de pesquisa verificam ,o que ajuda você a ser encontrado organicamente.
Isso aumenta sua credibilidade
O que um Url personalizado do LinkedIn diz sobre você?
Diz que você é um profissional voltado para os detalhes, que se esforça para dar o seu melhor. Também mostra que você é experiente em tecnologia. Todas são concepções boas.
Pode ser usado em materiais profissionais
É importante incluir o Url do seu perfil do LinkedIn em seus materiais profissionais. Isso significa que deve estar em seu currículo, sua assinatura de e-mail e seus cartões de visita.
Um URL de aparência bagunçada com símbolos aleatórios ou caracteres especiais não vai funcionar, mas um URL personalizado? Sim.
Seu Url padrão do LinkedIn não é facilmente compartilhado com sua rede
Seu URL padrão do LinkedIn é longo e cheio de números e outros caracteres, o que não é muito amigável ou facilmente compartilhado com sua rede. O ponto principal do LinkedIn é permitir que outras pessoas encontrem e se conectem com você de forma rápida e fácil.
Adicione link de sites e blogs
Adicione links de site e blog na seção “informações adicionais” para gerar tráfego na web e ajudar em suas classificações de pesquisa. Links de sites populares como o LinkedIn são muito valiosos, então você deve usar essa dica ao inserir o URL do seu site ou blog.
Ao contrário do Facebook e do Twitter, que podem ser uma mistura caótica de conteúdo pessoal e empresarial, o LinkedIn é o canal de mídia social perfeito para profissionais de negócios.Possui ótimas ferramentas integradas para ajudá-lo a personalizar seu perfil. Não ignore essas dicas úteis sobre como tornar seu perfil perfeito.
Você tem alguma outra boa dica para utilizar no perfil do Linkedin? Escreva nos comentários!