Independente do momento que você vive da sua trajetória profissional e do tamanho do seu negócio, a tomada de decisão é o ponto básico da sua atividade como empreendedor. Todos os dias, todos os minutos, você toma uma sequência de pequenas decisões que mudam o curso da sua vida. O sucesso é, em grande parte, resultado da qualidade das decisões que você toma.
Você já ouviu falar na expressão “queimar as pontes”?
A frase quer dizer que, por uma decisão pessoal, você elimina a única possibilidade de retroceder e resolve eliminar o caminho pelo qual você veio, não tendo mais chance de voltar, apenas avançar. E desse jeito, você só poderá seguir em frente.
É se movimentar. É você deixa para atrás a realidade entediante de viver na zona de conforto e passar a focar na imensidão de oportunidades do desconhecido. É para lá que as novas possibilidades do futuro apontam.
Depende de uma decisão as vezes radical sim e nem todo mundo quer ou é capaz de fazer isso a qualquer momento, mas quem consegue seguir em frente depois de tomar a decisão, certamente, terá ótimos resultados.
Refletir sobre o que realmente te move, quais os seus objetivos e quais são as suas verdadeiras paixões é vai deixar mais leve a sua confiança de que durante o seu caminho algumas pontes precisarão ser queimadas para deixar velhos caminhos para trás. Existe momentos na vida em que “queimar as pontes” é a escolha certa a ser feita e esse pode ser o impulso que você precisa para seguir em frente e dar o seu melhor.
Antes de decidir, estude todos os ângulos. Considere todas as possibilidades, coloque no papel todos os prós e todos os contras. Seja consciente do que vai fazer, saiba que é uma decisão que pode transformar a sua vida.
“Queimar as pontes” não irá impedir você de cometer erros. Infelizmente, também não lhe irá oferecer uma vida sem decepções por ter saído da zona de conforto. Os desafios vão ter testar e te fortalecer. Não há como evitar a dor, sobretudo no caso de quem persegue metas ambiciosas. Se você escolher seguir em frente neste processo quase sempre desafiador, você naturalmente alcançará a altitudes cada vez mais altas.
Um grande desafio é ter a sabedoria necessária para saber qual ponte deve atravessar e qual deve queimar. Algo que geralmente gera ansiedade e insegurança. Saber que feita a escolha, não há como voltar, só resta seguir em frente, desbravar novos caminhos.
Ao queimar as pontes e ultrapassar o névoa de incerteza que o cerca, você se dará conta de que, vendo de perto, os desafios são menores do que aparentam ser e e que a maioria das coisas que surgem é apenas “mais uma daquelas”. Quanto mais alto subir, mais eficiente se tornará em lidar com a realidade para formatar resultados na direção das suas metas. O que antes parecia impossivelmente complexo se torna simples.
Eu nunca me arrependi de ‘’queimar uma ponte’’, já me arrependi de perder oportunidades por não ter feito isso, por não ter pago o preço. Não decidir também é decidir e as vezes o preço da indecisão é muito alto. O melhor é saber que você tem o poder de escolher qual o preço quer pagar. Escolher se vai ou se fica.
Lembre-se que de tempos em tempos, você tem de “queimar pontes” no seu caminho, se você não topar pagar esse preço e desejar ardentemente uma condição de vida melhor, a mudança pode não se concretizar, pois a transformação só acontece quando com o seu compromisso.
Para finalizar deixo esta reflexão:
“Queimar as pontes “é desafiador? Muito!
Dá medo? Dá sim!
Dá frio na barriga? Demais!
É Impossível? Não mesmo!
Vale a pena? Muito!
Como fazer? Tome a decisão!
Abraços,