Você ainda associa o aprendizado apenas à educação formal em escolas, faculdades, universidades?
Desde criança, eu sempre ouvi de meus pais que eu deveria “ter uma boa educação”, concluir o ensino médio , fazer um boa faculdade, fazer um curso de de pós graduação em instituições renomadas para assim, poder me destacar na carreira.
Eu sempre acreditei que o ” grau de escolaridade” é apenas um tipo de aprendizado. Existem muitas outras oportunidades para lapidar conhecimento e desenvolver habilidades ao longo da vida. O conhecimento pode ser desenvolvido em qualquer lugar.O aprendizado é inevitável e acontece o tempo todo.
Um empreendedor que entende que conhecimento é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e profissional investe em qualificação de qualidade e com certeza tem mais propriedade para encarar as diversidades do ambiente e da sua organização.
” Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” Leonardo da Vinci
O empreendedorismo e o aprendizado caminham de mãos dadas, para se manter relevante, competitivo e em alta no mercado é preciso preciso abraçar a ideia do aprendizado contínuo quando o assunto é conhecimento e novas habilidades, não importa qual é o seu tamanho, o seu negócio e o seu mercado.
Quem tem fome e ânsia de crescer, olha com muita atenção para além dos diplomas mais tradicionais, ele entende que não tem e nem deve existir, um fim para o processo de aprendizado. Pelo contrário: a jornada do conhecimento é longa e permanente, mas reserva muitas recompensas.
Não é exagero dizer que ter um mindset de aprendizado contínuo surge, também, como um diferencial competitivo importante. No mercado, vence quem consegue entregar o melhor resultado ao público, e só quem não deixa de aprender é capaz de manter a qualidade do trabalho ao longo dos anos.
O empreendedor precisa estar sempre disposto a aprender algo novo, acompanhando o ritmo intenso das transformações do mercado.
Ao assumir o comportamento proativo de que é preciso se reinventar com propósito e constância, você se compromete com o desenvolvimento de competências técnicas (hardskills) e as competências sociais,emocionais e mentais (softskills) e dessa forma, aumenta suas chances de prosperar em seu negócio.
Por exemplo, imagine, que você é analista de marketing, trabalha na mesma empresa há cinco ano, onde está sem perspectiva de crescimento e a sua renda financeira já não é mais suficiente para você ter uma qualidade de vida que gosta. Você precisa melhorar seus ganhos financeiro. Seu alvo, é claro,você precisa desenvolver outra forma ou fonte de renda extra para que possa te ajudar a construir um caminho paralelo ao seu emprego atual e ter maiores rendimentos. Então, você deverá desenvolver e dominar habilidades empreendedoras, estudar sobre vendas, pesquisar novos negócios, vender produtos ou trabalhar como freelancer. A solução é: busque conhecimentos na área de vendas e empreendedorismo.
É hora de aposentar a mentalidade de que você já domina o que precisa dominar porque sabe fazer seu trabalho. Quanto mais você aprende ao longo da vida, você será mais capaz de se adaptar às mudanças, que certamente vão exigir flexibilidade e capacidade de improvisação em situações inesperadas. E você quer repensar sua estratégia de carreira no empreendedorismo para ir ao próximo nível? O primeiro passo é você estar aberto à melhoria contínua. A premissa é muito simples: o aprendizado não tem data para acabar. Mude o seu jogo! Você e sua carreira agradecem!