O aplicativo de mensagens,WhatsApp é uma ótima ferramenta para aumentar vendas, fazer negócios e automatizar o atendimento ao cliente. Neste texto, apresento 12 dicas sobre como o uso do aplicativo e seus recursos permite você criar uma relação mais próxima com seus clientes.
1. Utilize o WhatsApp Business
O aplicativo WhatsApp Business é direcionado para pequenas, médias e grandes empresas, possui uma monte de funcionalidades interessantes e permite que você envie mensagens automáticas, organize clientes através de etiqueras e crie grupos de acordo com o momento e perfil de seus clientes, por exemplo : “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros.
Com um perfil comercial, o cliente sabe que está falando com uma empresa. Isso exige a sua atenção quanto ao preenchimento do perfil, já que ele funciona como um cartão de visitas.
2. Peça autorização dos clientes
Um dos pontos mais importantes ao se definir o programa como ferramenta de trabalho para vender, se relacionar e prospectar clientes é ter atenção no limite que existe entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular das pessoas.
Sempre é importante lembrar que você não pode enviar mensagens para aqueles clientes que não autorizaram receber esse tipo de conteúdo. Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente.Essa tática pode ser um tiro no pé e ainda é grande a chance de ser um contato improdutivo, sem gerar retorno em vendas.
Então, use de sua gentileza para perguntar se pode adicionar o cliente aos seus contatos no app. Quanto mais interessante puder se mostrar, maiores são as chances de você receber um “sim”.
3. Invista em Conteúdo
Você não precisa usar a ferramenta somente para divulgar os produtos e serviços da sua empresa. Pelo contrário, você pode e deve investir também em compartilhar de conteúdo. O marketing de conteúdo é capaz de gerar valor para as pessoas, através de conteúdos relevantes para a sua audiência, garantindo uma avaliação positiva da sua marca.
Sem dúvidas, com o compartilhamento de conteúdos interessantes o seu engajamento aumentará com o passar do tempo. E, se o público gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança deles. O conteúdo pode ser enviado em diversas mídias: foto,infográfico,textos, vídeos e até áudios.
4. Utilize listas de transmissão e não grupos
O trabalho no WhatsApp precisa ser prático. Afinal, você terá diversos contatos para compartilhar uma informação. Para facilitar a sua rotina, você pode criar uma lista de transmissão. Com o uso de listas de transmissão, é possível mandar uma mensagem para até 256 contatos diferentes, ao mesmo tempo.
Com a lista de transmissão criada, uma boa dica é oferecer conteúdo de valor para estreitar o relacionamento com leads e clientes.Lembre-se de que as vendas precisam acontecer naturalmente e sem você empurrar os seus produtos.
5. Crie um cronograma de mensagens
Como qualquer negócio, ao vender pelo app, você terá clientes em estágios diferentes por isso é preciso ter organização. Cada um desses estágios do processo de vendas merece uma ação específica. Você não pode simplesmente enviar a mesma mensagem para todas as pessoas. O ideal é respeitar o perfil e o momento da relação de cada tipo de cliente com o seu negócio. Então, ter um cronograma de mensagens poderá te ajudar na sua estratégia e na sua abordagem de vendas.
6. Dedique tempo para o atendimento
Um dos maiores erros das empresas que investem no programa é não dar uma atenção completa para a ferramenta. Algumas empresas divulgam o contato do app, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento. Quando um cliente envia uma mensagem para uma empresa, ele quer uma resposta rápida. Caso contrário, poderá comprar na concorrência. Por isso, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na internet e , principalmente, responder suas dúvidas, resolver seus problemas e demonstrar agilidade,profissionalismo e empatia.
7. Seja objetivo
O cliente gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se você for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto, muita gente não ouve.
8.Use a linguagem do seu público
A mensagem para o seu cliente não precisa ser formal o tempo todo. Dependendo do assunto e do seu mercado de atuação, use uma linguagem mais descontraída e adequada ao perfil do público.
9. Escute o cliente
O feedback é fundamental para o sucesso do seu negócio. Faça contato com todos os consumidores que efetuaram uma compra nos últimos meses. Pergunte como foi a experiência de uso do seu produto, quais foram os pontos negativos e positivos do produto, como foi o pós-vendas, entre outras informações importantes para o seu negócio. O pós venda é a pré venda do próximo produto.
10. Utilize a função catálogo
O catálogo dá mais flexibilidades para os profissionais que não tem site próprio, pois facilita com que os clientes vejam os produtos disponíveis para compra, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Não deixe de fazer o upload de seus produtos.
11. Utilize o WhatsApp Web
Também dá para usar o app no computador. É possível abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador. Fica muito mais simples acompanhar as conversas com os clientes, enviar e receber arquivos, gerenciar listas de transmissão sem precisar ficar com o smartphone na mão.
12. Aproveite o status do WhatsApp
O WhatsApp tem uma funcionalidade semelhante ao Story do Instagram, que se chama Status, onde você pode postar conteúdos que ficam online por 24 horas. Este espaço pode ser interessante para publicar informações de destaque como, lançamentos de produtos e promoções para a sua rede de contatos.
Quando usado com planejamento e estratégia, o WhatsApp pode se tornar um grande aliado para o seu negócio. Quanto mais você pesquisar e entender o seu público e se aprofundar sobre suas preferências e necessidades, melhor poderá direcionar suas vendas pelo app.E quanto melhor for realizado esse trabalho, mais lucros o seu negócio poderá ter. Boas vendas e ótimos negócios!