Todas as noites antes de dormir no silêncio do meu quarto eu busco esvaziar minha mente e estabelecer uma conexão interna entre o meu propósito de vida, meus hábitos, objetivos e os meus valores pessoais, em busca de identificar como está o elo entre eles. Esse processo de auto análise sempre me ajuda a ter a consciência de quem eu sou e saber os pontos que eu preciso melhorar ou desenvolver.
Acumulamos muitas informações técnicas que se destinam ao exercício de nossas vidas profissionais e o curioso é o fato de que na sede de conhecimento técnico, muita gente menospreza o autoconhecimento.
Neste texto abordo de forma geral sobre esse termo usado na psicologia para descrever as informações que um indivíduo utiliza ao encontrar uma resposta para uma pergunta complexa: “Quem sou eu?”.
O que é autoconhecimento?
Conhecer-se é mergulhar num universo único e cheio de possibilidades e aprendizados. É conhecer a própria natureza, é ter vasto domínio de si mesmo: em pensamentos, frustrações, crenças, desejos e sonhos.
Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida.
Quem conhece a si mesmo também é capaz de respeitar os próprios limites, delimitando o que gosta ou não. O autoconhecimento implica em um maior controle das emoções, o que nos faz lidar com sentimentos negativos, sem que eles nos dominem.
Qual o objetivo do autoconhecimento?
Existem diversos objetivos do autoconhecimento, destaco aqui 5 objetivos, são:
1. Ampliar a auto consciência.
2. Aumentar o bem estar.
3. Conhecer aspectos importantes sobre sua individualidade para reforçar atitudes que te levem para mais próximo de sua autorrealização.
4. Fazer mudanças necessárias na sua vida.
5. Eliminar atitudes que atrapalhem ou dificultem o seu desenvolvimento pessoal.
Qual a importância do autoconhecimento?
Enorme!Quando você ainda não se conhece, você fica perdido diante de situações e dos desafios que enfrenta na vida.
Conhecer suas emoções, limites, medos e habilidades é fundamental tanto para a sua saúde mental, quanto para o seu crescimento pessoal e profissional. Não se muda aquilo que não se conhece. Daí a importância de realizar um processo de autoconhecimento.
Você se conhece bem? Sabe do que você gosta, quais são seus sonhos, quais são suas forças e fraquezas?
Como promover o autoconhecimento?
A descoberta de si mesmo acontece através de reflexões sobre suas atitudes, seus pensamentos e comportamento com os fatos que você vive,as pessoas com quem você se relaciona e as oportunidades que surgem na sua vida. É fundamental você ter auxilio de profissionais capacitados neste processo, como psicólogos, mas saiba que você será sempre o autor de sua história e de suas descobertas. Há 20 anos eu faço terapia é uma jornada incrível de aprendizado e desenvolvimento pessoal.
Quais os benefícios do autoconhecimento ?
Ao investir em autoconhecimento, você entende melhor quem você é, o que quer e como chegar lá. O autoconhecimento pode nos trazer muitos outros benefícios, entre eles:
1. Fortalecer a sua autoestima.
2. Sentir mais confiança em si mesmo(a) e nas outras pessoas.
3. Tornar proativo em vez de reativo.
4. Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
5. Ter maior controle sobre a própria emoção (negativas ou positivas).
6. Melhorar seus relacionamentos interpessoais.
7. Ver a vida e os problemas sob uma forma diferente.
8. Conhecer , aceitar e entender as pessoas.
9. Valorizar as próprias competências e habilidades.
10. Traçar novas metas e objetivos.
Conclusão
“Conhece-te a ti mesmo” é uma frase famosa atribuída ao filósofo Sócrates, indica que o autoconhecimento é o ponto de partida para qualquer tipo de conhecimento.As respostas que você descobre com a análise da sua mente contribuem para você avançar à uma próxima etapa, em busca de um estado de consciência plena.
Ter consciência de quem você é, é o que realmente importa para você ter dá a lucidez necessária na hora de tomar decisões. Eu faço exercícios muito produtivos para ter mais consciência e tomar melhores decisões. A terapia, a meditação, a natação e as leituras contribuem comigo nesse processo. Eu sugiro que você dedique um tempo para pensar sobre a sua vida e conversar sobre isso, te ajudará muito a fazer mudanças e buscar novos caminhos.
“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda.” Carl G. Jung