O termo soft skills quer dizer, em português, habilidades interpessoais.
As soft skills são um grupo de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. São aquelas competências que se referem à relação entre as pessoas, habilidades tão importantes para os profissionais quanto uma lista extensa de cursos e experiências.
Eu acho muito interessante que estas habilidades não dependem de diplomas e certificados, ou seja, são habilidades que aprendemos no dia dia,por meio das experiências vivenciadas ao longo do tempo e não em livros e cursos.
Veja as 09 soft skills que não podem faltar a qualquer profissional:
1. Comunicação
As habilidades de comunicação são fundamentais tanto para a vida pessoal como profissional. Ao se tornar um bom comunicador, você será capaz de vender ideias, convencer pessoas, dar bons feedbacks e fazer apresentações fantásticas.
2. Liderança
A capacidade de inspirar pessoas e motivar equipes a se desenvolver e entregar resultados.A liderança é pode ser desenvolvida ao longo da vida.E não é uma habilidade exclusiva dos profissionais que ocupam cargos de gestão, estabelecidos pelas empresas.
3. Resiliência
A habilidade em lidar com adversidades, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
4. Trabalhar em equipe
A habilidade de cooperar com as pessoas em grupos compostos por pessoas diferentes, dando a sua contribuição individual para o interesse coletivo.
5. Ética
Ter um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana no trabalho.
6.Criatividade
Ter a capacidade de inovação, de pensar “fora da caixa”e de apresentar soluções diferentes para problemas e obstáculos que surgem durante a carreira.
7. Proatividade
Assumir responsabilidade de decisões tomadas, se antecipar frente as situações e realizar um esforço para atingir um resultado positivo. Fazer algo acontecer!
8. Pensamento crítico
Habilidade para que você consiga afastar crenças pessoais para analisar um problema ou questão em busca de soluções.
9. Positividade
Uma postura contagiante diante da equipe, buscando ser motivado, otimista e focado em possibilidade reais para resolução de problemas.
Quais são suas principais softs skills?