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06 dicas para melhorar a sua comunicação

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As habilidades de comunicação são fundamentais tanto para a vida pessoal como profissional. Ao se tornar um bom comunicador, você será capaz de vender ideias, convencer pessoas, dar bons feedbacks e fazer apresentações fantásticas.

Comunicação é a base de tudo, afinal, se você não consegue estabelecer diálogos eficazes em seus relacionamentos, dificilmente conseguirá evoluir e conquistar a confiança das pessoas.

Uma comunicação equivocada pode causar grandes transtornos. Além disso, para ser um bom comunicador é necessário ser capaz de adaptar a sua comunicação para diferentes tipos de públicos.Pode parecer algo simples, mas não é. Muitos profissionais têm dificuldade para se comunicar de maneira eficiente e outros não se dão conta de que possuem uma defasagem nessa área, o que se torna uma barreira para sua carreira.

Praticamente todos os profissionais da atualidade precisam ser bons comunicadores. Seja você um empresário, médico, engenheiro, advogado,  ou professor, com certeza sempre precisará se comunicar e fazer conexões com as pessoas.

Para os negócios prosperarem e você atingir o sucesso desejado, uma as principais ferramentas que devem ser trabalhadas é a comunicação. Para ajudar você separei 06 dicas que contribuirão para que você se torne um excelente comunicador!

1. Seja simples e direto

É claro que cada situação precisa ser analisada, mas no geral, evite expressões muito rebuscadas na sua comunicação. Isso torna o diálogo pesado demais em alguns momentos.

Uma comunicação simples e objetiva é com certeza uma das mais eficazes para se transmitir a mensagem desejada. Seja certeiro e vá direto ao ponto, mas nunca se esqueça de embasar muito bem o seu discurso.

2. Controle o tom da sua voz

Quando estiver em reuniões dentro do escritório, evite um tom de voz muito alto, pois o mesmo pode ser interpretado como e deixar as pessoas ao seu redor se sentindo amedrontadas.

Já quando estiver com pouca energia e cabisbaixo, dependendo da situação é importante não demonstrar para não desmotivar o time. Quando as pessoas notam que as coisas não vão bem, facilmente podem se sentir contaminadas por uma energia ruim.

É claro que todos nós temos o direito de ter dias ruins, mas se não estiver se sentindo bem para fazer reuniões importantes, analise a possibilidade de mudar tais compromissos de data. É importante que todos se sintam bem ao seu lado e que sua comunicação transparece tranquilidade e confiança.

3. Adapte a sua comunicação ao seu público

O seu discurso sempre precisará ser adaptado conforme o público em questão. A adaptação também deve variar muito conforme o ambiente no qual você está inserido. Antes de qualquer coisa, estude bem o seu público e compreenda qual é a melhor forma de se comunicar com ele.

4. Demonstre confiança

A autoconfiança é muito importante para que as pessoas sejam convencidas pelo seu discurso. De maneira alguma você deve transparecer insegurança nos momentos em que está fazendo uma apresentação ou dando um comunicado para o seu time.

Caso a sua comunicação seja falha e insegura, o seu público não te levará a sério e, consequentemente, você perderá credibilidade. Por mais que pareça impossível em alguns momentos, respire fundo e trabalhe a sua autoconfiança para transmitir com certeza e determinação tudo aquilo que está comunicando.

5. Aprenda a contar boas histórias

Para vender as suas ideias com carisma e convicção, é preciso saber contar boas histórias. O storytelling ganha cada vez mais espaço por ser a arte de contar histórias usando diversas técnicas inspiradas em escritores.

É a história que irá cativar o seu público. Os slides de um Power Point são apenas o suporte, mas o bom comunicador é capaz de fazer uma apresentação memorável sem o apoio de nenhum slide.

6. Trabalhe a linguagem corporal

A sua linguagem corporal será responsável por compor todo o conjunto de uma comunicação bem sucedida. Gestos, olhar e postura ajudam a transmitir confiança e energia.

Confira algumas dicas essenciais para uma apresentação eficaz: faça contato visual com a plateia, movimente-se pelo palco, evite ficar de braços cruzados ou atrás de um púlpito e tenha uma postura aberta.

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