A capacidade de interagir e colaborar com o seu grupo de trabalho depende, fundamentalmente, de algumas habilidades sociais. Algumas competências pessoais tornam certas pessoas mais habilidosas para o trabalho em equipe. No entanto, as habilidades sociais também podem ser desenvolvidas com esse objetivo.
Todos nós temos a capacidade de perceber e modificar nossos comportamentos, assim podemos desenvolver habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal, que é essencial para o trabalho em equipe.
1. Empatia
A empatia é um sentimento. Sentir empatia é compreender o estado emocional e mental da outra pessoa.
Em outras palavras, ter empatia é ter a capacidade de enxergar o mundo sob a ótica do outro. É permitir-se “experimentar” situações a partir da perspectiva dele.
Logo, ao sermos empáticos, julgamos menos e somos mais solidários. E essas duas atitudes favorecem bastante o trabalho em equipe.
2. Rapport
Rapport é uma habilidade de comunicação que visa gerar sinergia, tornando a comunicação harmoniosa. Por meio da identificação promovida entre as pessoas, essa técnica estimula a empatia, gera confiança e as deixa mais confortáveis, incentivando a exposição verdadeira de ideias e pontos de vista.
O rapport acontece a partir da comunicação verbal e não verbal, e inclui aspectos como: volume e tom de voz, ritmo e intensidade da respiração e da fala, expressões faciais, olhar, postura corporal e gestos.
3. Escuta ativa
A escuta ativa é outra habilidade de comunicação, que pode ser aprendida. Ela consiste em dedicarmos atenção integral ao interlocutor, ouvindo verdadeiramente o que a outra pessoa diz. Isso quer dizer concentrar-se em escutar e compreender o que é dito, sem fazer julgamentos.
Alguns exercícios podem te ajudar a desenvolver escuta ativa:
• Não interromper a fala do outro.
• Focar na fala da outra pessoa, sem se desconectar da conversa e divagar em seus próprios pensamentos;
• Evitar formular respostas mentalmente enquanto a outra pessoa ainda está falando;
Por exigir dedicação e interesse genuíno pelo outro, a escuta ativa também gera empatia e promove mais integração entre as pessoas, beneficiando o trabalho em equipe.
4. Inteligência emocional
A diversidade de habilidades e pontos de vista é um dos grandes desafios do trabalho em equipe.
Algumas práticas de comunicação e relacionamento interpessoal podem ser recursos valiosos para promover uma relação harmoniosa entre os integrantes de uma equipe, gerando melhores resultados para todos.
Para conseguir assimilar e aplicar essa técnicas e desenvolver essas habilidades é preciso ter autoconhecimento. Porque só é possível evoluir entendendo as próprias dificuldades e limitações, e enxergando as nossas potencialidades.
O inteligência emocional que surge do autoconhecimento, é fundamental para criar empatia, conseguir agir em rapport, saber dar e receber reconhecimento, atuar com corresponsabilidade, promover a escuta ativa e desenvolver a assertividade.
5. Assertividade
A comunicação assertiva é uma habilidade que explora diversos recursos de linguagem. Ela inclui comunicação verbal e não verbal, e envolve todos os seus aspectos.
Quem pratica comunicação assertiva, demonstra autoconfiança e ganha persuasão. Ter assertividade é saber se expressar de forma clara e objetiva, respeitando o espaço de fala do outro.
Para isso é preciso ter conhecimento sobre o assunto, compreender o contexto, exercitar a empatia e cuidar de aspectos relacionados à oratória, como imposição da voz, ritmo e gestual, além de outros detalhes.
A assertividade evita ruídos na comunicação e tem o potencial de resolver conflitos, especialmente em situações que envolvem vários pontos de vista, como é o caso do trabalho em equipe. Para dar feedbacks, por exemplo, ela é essencial.
E você como estão suas habilidades de relacionamento inter pessoal?