Se tem algo que eu aprendi ao longo dos anos trabalhando com vendas é que: NÃO EXISTE SOLUÇÃO TAMANHO ÚNICO PARA TODAS AS SITUAÇÕES DE VENDAS.
As vendas complexas são diferentes das vendas por internet ou por telefone. Venda de soluções para empresas são diferentes das vendas de produtos para consumidores finais. Vendas de cosméticos e vendas de equipamentos para escritórios exigem conjuntos de competências diferentes.
Em vendas, o contexto é importante. Os prospects, as conversas de vendas, os mercados, as empresas e os produtos são diferentes e exigem vendedores para adaptar e ajustar os processos de vendas a a cada uma dessas situações.
Não existe botão mágico para você apertar e pronto o trabalho de vendas está perfeito. O que existe é muito trabalho para alcançar metas e resultados. Em algumas situações você fará tudo errado e ainda assim conseguirá fechar o negócio. Em outras, você executará todo o processo de vendas como se estivesse seguindo um manual e não dará certo.
É isso que eu considero fascinante em vendas. Não há garantia, não há pílulas mágicas, nem molho secreto. Há apenas muito trabalho, inteligência emocional e probabilidade.
Quer aumentar suas vendas? Aumente seus números!