Vendas são e sempre foram governadas por números porque, em vendas, a fórmula para o sucesso é uma simples fórmula matemática: o que você coloca (qualidade) no seu funil de vendas e quanto (quantidade) determina os resultados que você alcança no processo de vendas.Quanto mais você oferece o seu produto ou serviço maior a sua probabilidade de ter melhores resultados.
Em vendas, os melhores vendedores, assim como por exemplo os melhores atletas anotam tudo. Você certamente não vai chegar à performance de pico até conhecer seus números e usá-los para fazer correções para melhorar seus resultados.
A qualquer momento, você deve saber quantas ligações, contatos, mensagens de WhatsApp,e-mails, respostas, reuniões marcadas e vendas você fez. Você deve também anotar suas atividades de prospecções feitas pela internet como Linkedin, Instagram, ou mensagens enviadas em outros canais. Você deve mensurar quantos novos clientes ou novos pontos de informação reuniu sobre clientes existentes que acrescentou à sua base de dados.Quando você estiver anotando seus números com consistência, a porta ai sim você estará com a porta aberta para uma avaliação honesta tanto de eficiência quanto da eficácia do seu trabalho. Poderá mensurar o que realmente está fazendo e o quanto essas ações estão te dando de retorno concreto.
Por exemplo, você pode ser muito eficiente em fazer ligações de prospecção por telefone. Você é capaz de ir fundo e fazer cem ligações em uma hora. Mas se essas ligações cem ligações não resultarem em nenhuma informação nova, nenhum compromisso marcado ou compromissos em fechamento de negócios, então você não é efetivo, basicamente você perdeu tempo.
Por outro lado, você pode fazer dez chamadas no mesmo período, marcando um compromisso com um cliente potencial altamente qualificado e atualizando três contatos em sua base de dados. Você seria mais eficaz que no cenário anterior, mas muito ineficiente, porque perdeu muito tempo e não otimizou sua agenda de contatos.
Sem dúvidas, há dezenas de variáveis que impulsionam a eficiência e a eficácia em cada canal de prospecção em potencial. Essas variáveis incluem:
- qualidade da lista na qual você está trabalhando,
- hora do dia,
- época do ano,
- dia da semana,
- produto ou serviço que pretende vender,
- objetivo do contato,
- canal que está usando para fazer a prospecção,
- qualidade da sua abordagem,
- metodologia,
- mensagem,
- confiança,
- a sua mentalidade e muito mais.
Uma vez que você conheça seus números, você também vai ganhar o poder de considerar essas variáveis de maneira objetiva. Com essa informação você pode fazer pequenos ajustes que podem aumentar ou até mesmo dobrar suas vendas.
A maioria dos profissionais que trabalham com vendas não analisam variáveis de desempenho e muito menos anotam os seus próprios números. Sabe por que? Porque é muito mais fácil se iludir com o pensamento de terem feito muito mais ligações e contatos do que realmente fizeram. O falso conforto da ilusão é acolhedor, e muito mais convidativo que a duro realidade.
Quando você escolhe a ilusão em vez da realidade, está fazendo uma escolha consciente de mentir para si mesmo, além de baixar seus padrões e seu desempenho. A realidade é que cair na real, é um dos primeiros passos para quem quer pegar a estrada do desenvolvimento pessoal e profissional com foco em alto desempenho.
É por isso que você precisa ter disciplina e coragem para anotar, analisar e fazer ajustes frequentes com base nos resultados de seu trabalho. Prospectar, apresentar o seu negócio,vender e continuar contando é o que mantém você com os pés nos chão e focado em seu objetivo diário. É o que assegura que você permaneça honesto consigo mesmo sobre onde você realmente está, seus objetivos, seu propósito e o que você precisa fazer ou sacrificar para entrar no caminho certo se estiver fora da estrada para bater suas metas e alcançar seus números.