A maioria dos vendedores usa a palavra “fazer” ou “obter” uma venda. Eu prefiro usar as palavras “trabalhar duro para” e “ganhar”. Eu não acredito em fazer uma venda. Acredito em ganhar uma venda. Não acredito em obter uma comissão. Acredito em ganhar uma comissão. Acredito em trabalhar duro para ganhar uma comissão. Eu não acredito em pedir referências. Acredito em ganhar referências.
Se você fizer uma venda, ganhará uma comissão. Se você fizer um amigo, ganhará uma fortuna. Em vendas se você não faz dinheiro, você ganha dinheiro. Se você vende para ajudar o cliente, em vez de simplesmente cumprir a sua cota, você baterá todos os recordes de vendas em sua empresa. Ajude-os a construir, vencer, produzir e lucrar, e você ganhará a venda. Este ganho também o levará a clientes leais, que irão recomendá-lo a outras pessoas e que estão dispostos a dar testemunhos a respeito de seu valor.
Relacionamento não acontecem em uma ou duas visitas de vendas. Mas o que você diz em uma ou duas visitas de vendas, ou o que você faz, estabelecem a base e o fundamento que tornam possível um relacionamento. Sua atenção inicial, seu entusiasmo inicial, seu preparo e seu caráter criam a oportunidade para que o relacionamento cresça, ou não.
Se você tem relacionamentos, clientes leais e um canal de informação completo, as vendas serão previsíveis. Mas se seu canal de informação é fraco ou vazio, e você tem apenas um ou dois clientes potenciais bons no final do período de vendas e você ” precisa fazer a venda”, acaba havendo uma batalha entre a sua necessidade contra a necessidade do cliente. É também a sua necessidade contra a percepção que o cliente tem de você.
O fato é que quanto mais arduamente você trabalha para construir relacionamentos, mais você ganhará clientes leais e mais fáceis serão as vendas. A maioria dos vendedores não fará o trabalho árduo que é preciso para fazer com que a venda seja fácil.
Bons negócios e boas vendas!