Colocar todas as suas apostas de prospecção em um único lugar, pode ser suicídio profissional. Usar a desculpa do ” Eu sou melhor em…” para fugir de técnicas de prospecção de que você não gosta é uma visão um tanto limitada.
A base de uma estratégia de prospecção vencedora é o equilíbrio. O que significa simplesmente, que para obter o melhor retorno sobre o tempo que você investe em prospectar, você pode utilizar um misto de prospecção por telefone, por email, indicações de clientes, vendas por redes sociais, pessoalmente, mensagens de texto,chamadas frias.
É fato, que não existe uma fórmula única para prospecção equilibrada. Cada empresa, mercado, produto, serviço e base de clientes é diferente. O importante é ter uma noção clara de onde você está em relação a seus objetivos, por que isso também pode determinar a mistura adequada dos canais de prospecção.
Por exemplo, em alguns negócios ou certos produtos ou serviços, se você passar a maior parte do tempo fazendo chamadas frias em vez de trabalhar networking profissional, vai fracassar. Em outras, se você não prospectar pessoalmente, vai ter uma morte rápida e dolorosa.
A chave é desenvolver seu regime de prospecção com base no que funciona melhor para sua empresa e para seu produto,serviço, complexidade de negócio, base de clientes. Se você é novo em vendas, novo num negócio seu equilíbrio em técnicas de prospecção vai ter de ser diferente de outro empreendedor ou profissional de vendas estável que está no mesmo mercado há anos. Os objetivos de cada um são diferentes.
Ou seja, se você é novato num negócio e quer crescer, você precisa estar preparado para pegar o telefone e fazer várias ligações, ir atrás de contatos pela internet ou até mesmo ir para as ruas. Talvez você tenha que fazer uma boa quantidade de chamadas frias e construir sua base de dados. Por outro lado, se está em um mercado há anos, é provável que a chamada fria se torne uma parte menor de seu equilíbrio em prospecção, enquanto referências, vendas sociais, indicações e ligações para clientes potenciais que estão começando o processo de comprar vão se tornar seu foco principal.
Acertar uma abordagem balanceada com prospecção é a maneira mais efetiva de encher seu funil de vendas, não importa o seu produto ou serviço. Com poucas exceções a combinação de técnicas múltiplas e canais é o caminho mais efetivo para construir um sistema de vendas vencedor.